Ataques de abelhas podem ser evitados. Veja as dicas do Corpo de Bombeiros 

A cooperação não recomenda colocar fogo, jogar inseticida e pedra

10/02/2023 às 11:39 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os ataques de abelhas crescem consideravelmente entre as estações da Primavera e Verão, já que esses insetos ficam mais agitados e agressivos com o calor.

Com as plantas florindo na primavera, as abelhas iniciam de forma intensa a colheita do néctar e do pólen. Também é neste período do ano, entre a primavera e o verão, que se concentra a temporada de reprodução das abelhas. Elas se reproduzem e começam a buscar um local para fazer a colmeia e ali se instalar. Esse processo é chamado de enxameação, quando a rainha, acompanhada de abelhas operárias, deixa um lugar à procura de um novo lar. Estes enxames migratórios podem assustar.

A preocupação com enxame ou colmeia de abelhas não é em vão, já que em caso de ataque desses insetos, dependendo da quantidade de picadas, a vítima pode morrer, em especial os alérgicos. A primeira orientação do Corpo de Bombeiros é que a unidade militar seja acionada e que todos mantenham distância do local onde o enxame ou mesmo a colmeia tenham sido vistos.

Quando ocorre um ataque de abelhas, a recomendação é clara: corra. Outra dica valiosa é informar às pessoas que frequentam aquele determinado local para que se afastem, evitando que se surpreendam com o perigo. A sensibilidade destes insetos também precisa ser levada em conta.

Jogar inseticida, colocar fogo, jogar pedra ou qualquer outro objeto nas abelhas não faz parte das recomendações de segurança, pelo contrário, a situação pode se agravar.

Picadas e alergias 

A ferroada das abelhas é altamente perigosa quando atinge organismos sensíveis ao veneno, podendo causar anafilaxia - também chamada de choque anafilático-, uma reação alérgica aguda que causa dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua e levar à morte. É importante ressaltar que a alergia, seja ela alimentar ou de picada de insetos, pode ser desenvolvida, ou seja, mesmo para quem já sofreu picadas, mas não teve reações, a imunidade não é algo garantido.

Com exceção dos alérgicos, as reações em caso de picada - muitas ou poucas ferroadas-, sempre dependem do organismo de cada um.

Com informações e foto do Corpo de Bombeiros de MS
 


Últimas Notícias